quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOMES CIENTÍFICOS: Phascolarctos Cinereus3 SUBESPÉCIES: 
Phascolarctos cinereus adustus (Queensland), 
Phascolarctos cinereus cinereus (New South Wales) e 
Phascolarctos cinereus Victor (Victoria) 
NOME EM INGLÊS: Koala 
DERIVAÇÃO DO NOME: O nome "koala" deriva do dialeto aborígine e significa "não bebe". O nome científico deriva das palavras gregas "phaskolon" ("bolsa") e "arktos" ("urso") e da palavra latina "cinereus" (cor de cinza). 
REINO: Animal 
FILO: Chordata 
SUBFILO: Vertebrata 
CLASSE: mamália 
ORDEM: Marsupialia 
SUBORDEM : Vombatiformes FAMILIA: Phalongeridae 
TAMANHO: 60 cm 
PESO: machos acima de 12 kg - fêmeas: 8 kg 
DESCRIÇÃO: É um conhecido marsupial australiano, com aspecto de ursinho, pelagem é macia, de cor cinzenta, mesclada na região dorsal e branca na região ventral do corpo. A cabeça é arredondada e as orelhas são grandes e peludas. O nariz é grande, geralmente de cor negra e não apresenta pêlos.
COMO OS COALAS SOBEM NAS ÁRVORES: Nas patas anteriores, o polegar e o dedo seguinte são oponíveis aos restantes dedos e nas patas posteriores só os polegares são oponíveis, permitindo ao animal agarrar-se e subir aos troncos quase lisos dos eucaliptos, pois, além disto, todos os dedos, à exceção dos polegares das patas posteriores, possuem fortes garras que auxiliam a preensão dos ramos e a ascensão nos troncos. Apenas as fêmeas apresentam bolsa marsupial (ou marsúpio).
•  O Coala não é urso e sim um marsupial
•  O coala é um ótimo nadador, atravessa rios para sobreviver forte inundação. 
•  Ironicamente muitos coalas são mortos nos santuários correndo atrás dos carros dos visitantes. 
•  Um coala recém-nascido é do tamanho de um feijão
•  O coala nunca bebe água. Enquanto ele é filhote, a água de seu corpo vem do leite de sua mãe. Quando ele já é maior, ele come folhagens, brotos de eucalipto e folhas. Esses alimentos são ricos em água e satisfazem as necessidades do coala adulto. 
•  Um coala adulto pode comer até 1 kg de folhas diariamente. 
•  Existem mais de 100 espécies de eucaliptos na Austrália, mas o coala só se alimente de três deles. Esta é a razão da dificuldade em manter o coala vivo em zôos e santuários, difícil tarefa de encontrar suficientes folhas de eucaliptos da espécie correta. 
•  O coala não sobrevive sem uma dieta de folhas de eucalipto.



Pintando o Coala
Clique na imagem abaixo, imprima e pinte. Bom divertimento!


Quando os exploradores europeus viram estes estranhos animais saltitantes pela primeira vez, perguntaram a um nativo australiano (aborígine) como eles se chamavam. Os aborígenes por não entender o idioma inglês, diziam apenas "kangaroo, kangaroo, kangaroo", que na linguagem aborígene significa "não entendo, não compreendo". Os exploradores pensaram então que esse era o nome do animal, e assim o canguru ganhou o seu nome!
canguru

terça-feira, 14 de agosto de 2012


                           O GERBO

 condições ambientais afetam a evolução das espécies, mas raramente vimos um exemplo tão óbvio como no gerbo egípcio.O Gerbil Pigmeu do Egito (Jaculus, Jaculus) é o resultado de milhares de anos de evolução de uma espécie que teve de se adaptar ao ambiente onde vive. Sua aparência é uma mistura de rato, galinha, coelho, canguru … fazendo com que esse animal maravilhoso, se pareça mais com uma caricatura do que qualquer outra coisa.
 uma das maravilhas mais espetaculares da natureza. Sua aparência, incrível é o sonho digno de um animador da Pixar. Suas pernas longas permitem-lhe dar grandes saltos, limitando o contato com a superfície quente, enquanto as grandes orelhas dão-lhe um excelente meio para irradiar calor corporal. Naturalmente, esses requisitos variam dependendo da sub-espécies, por exemplo, encontramos alguns com orelhas longas, maior que seu próprio corpo e outros com orelhas menores mas de pelo mais fino.
Existem outras sub-espécies deste animal que apresentam características diferentes. Uns com uma pelagem mais fina, ou com pernas ainda maiores e com orelhas grandes, que pode detectar o menor ruído, além de irradiar o calor corporal.

Existem também o Gerbil Pigmeu na Ásia onde você pode encontrar o Gerbo Pigmeu 5 dedos ou a linha de Gerbil Pigmeu de cauda, ambos são listadas como ameaçadas de extinção. Das nove espécies desses roedores que são divididas em cinco gêneros, o mais popular é o Gerbil do Egito, utilizado como animal de estimação em países como os Estados Unidos, Canadá e também na Europa. Espero que um dia essa moda frívola não acabe com esta